Portal da Cidade Bady Bassitt

GASTRONOMIA

Bady Bassitt terá dois botecos no Comida di Buteco; conheça os participantes

Bãopadaná e Casa Bar disputarão o título de 'Melhor Boteco' com os petiscos 'Panceta na Roça' e 'É da Casa'; botecos da cidade são novatos na competição

Publicado em 24/03/2024 às 22:21

Os petiscos que representarão Bady no Comida di Buteco, em 2024 (Foto: Elton Rodrigues)

A 14ª edição regional da competição mais amistosa e saborosa do Brasil - o Comida di Buteco - está chegando. Um evento para a imprensa e convidados, na última quarta-feira (20), marcou o lançamento oficial da disputa que, neste ano, contará com dois participantes de Bady Bassitt.

Ao todo serão 25 botecos - dois de Bady, três de Mirassol e 20 de Rio Preto - na competição, que será realizada entre 5 e 28 de abril. Do total, seis são novatos - os dois de Bady Bassitt, um de Mirassol e três de Rio Preto - e 19 são veteranos - um de Mirassol e 19 de Rio Preto.

Com o tema ‘Somos Todos Buteco’, a competição exalta a cultura de boteco como grande protagonista da sociabilidade brasileira.

A 24ª edição nacional da disputa convida o público, de norte a sul do Brasil, a engajar na votação que vai envolver mais 1.100 botecos.

Em 2023, o boteco Fino Sabor, de Rio Preto, foi o vencedor da competição pelo segundo ano consecutivo. O Lampião, o primeiro participante de Bady no concurso, ficou em nono lugar.

O concurso

O Comida di Buteco foi criado em 2000, em Belo Horizonte (MG), como atividade da extinta Rádio Geraes. Hoje, cobre todo o território nacional, alcança todas as reuniões do país e se consolida como o maior do gênero em todo território brasileiro.

Desde 2016, o concurso é realizado em duas etapas: a primeira é regional onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Os botecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição.

O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o ‘Melhor Buteco do Brasil’. No mês de julho, em uma festa realizada em São Paulo, capital, é revelado o campeão nacional.

Neste ano, os cozinheiros dos botecos poderão usar sua criatividade sem limites para os petiscos concorrentes. Não há obrigatoriedade de ingredientes. "Criatividade, resgate, inovação, pesquisa, motivação foram os temperos para os participantes, que criaram cada um dos petiscos da edição 2024 do Comida di Buteco", afirma Marina Chimenti, coordenadora regional do concurso.

Os participantes de Bady

Bãopadaná


O petisco 'Panceta na Roça', do Bãopadaná (Foto: Elton Rodrigues)

O Bãopadaná participará da competição com o petisco 'Panceta na Roça'. O prato conta com panceta e jiló fritos acompanhados de geleia de abacaxi com pimenta. 


Fábio e Lenice, os proprietários do Bãopadaná (Foto: Elton Rodrigues)

Fábio e Lenice estão à frente do estabelecimento que fica na Rua Fiorindo Golcheto, nº 540, no bairro Pôr do Sol.

Casa Bar


O prato participante do Casa Bar (Foto: Elton Rodrigues)

O Casa Bar entra para a disputa com o 'É da Casa'. O petisco é um bolinho de massa de linguiça caipira com recheio de queijo muçarela e acompanha geleia de pimenta. 


Júlia e Ulisses, os proprietários do Casa Bar (Foto: Elton Rodrigues)

Júlia e Ulisses são os proprietários do Casa Bar. O estabelecimento fica na Rua Fernando Correia Pires, nº 1623, no Centro.

Outros participantes

Além dos dois botecos de Bady Bassitt, outros 23 em Mirassol e Rio Preto também participarão da disputa que vai eleger o melhor boteco da região e, depois, o melhor do Brasil. Confira os outros botecos e petiscos participantes:

Mirassol

Bar do Rubinho
Mini ribs (Costela recheada com muçarela e catupiry empanada na farinha panko, acompanhada de saladinha especial e molho de geleia de laranja e pimenta)

Empório do Caboclo
Bolinha de torresmo (Bolinha feita de 'massa' de linguiça de porco e torresmo recheada com queijo muçarela)

Santo Arco Bar e Petiscaria
La porcana (Casquinha de banana frita recheada com ragu de porco com abacaxi caramelizado)

Rio Preto

Bar da Vilma
Tapi porco (Dadinhos de tapioca e torresmo cobertos com geleia de goiabada)

Bar do Cidinho
Surpresa do Cidinho (Bolinhas de carne crocantes com recheio de muçarela, acompanha molho de maracujá com pimenta)

Bom Bar - Bar do Marquinho
Mineirinho (Pão tipo baguete recheado com filé mignon, queijo muçarela, cebola e tomate cortado em formato aperitivo)

Borogodó
Uó du Borogodó (Bolinho de batata com guisado de carne moída)

Boteco do Marcinho
Tá na mesa (Espetinhos de cupim, queijo coalho e bacon empanados servidos na caminha de purê de pequi, acompanhados de batata chips e molho ao vinho)

Boteco do Pirata
Marinando (Moela ao molho de tomate com ervilhas servida com pãezinhos crocantes)

Brasaria Empório e Grill
Roinc cremoso (Cestinhas de carne suína recheadas com mandioca cremosa e queijos, finalizada com farofinha de bacon. Acompanha geleia de pimenta com abacaxi caramelizado, molho salsa e batatinhas fritas)

Buteco du Gaúcho
Anita Garibaldi (Bolinho de carne de porco, recheado com provolone, acompanhado de molhos de pimenta, barbecue, mostarda e mel)

Djalminha Bar
Lampião (Bolinhos de massa de mandioquinha recheados com carne seca e queijo coalho, empanados e fritos na farinha Panko. Acompanha molho de pimenta)

Estação Guerreiro
No ninho (Bolovo feito com ovo de codorna e rúcula, servido com vinagrete)

Fidelis Bar da Sombra
Crok de carne seca (Bolinha de carne seca e requeijão recheado com queijo coalho e pimenta biquinho, empanado na farinha Panko. Acompanha maionese de rúcula com ervas)

Fino Sabor
Nacho louco (Nachos servidos com ragu de ossobuco, guacamole, molho sour cream e queijo muçarela gratinada)

Gambófa
Bolinho do Manozé (Massa de linguiça artesanal recheada com queijo muçarela, servido com geleia de pimenta e abacaxi)

Odin Bar
Tulipinhas do Odin (Tulipas de frango empanadas com salgadinho de milho e quiabo frito, acompanhadas de molho tasty e chutney de limão)

Oficina Bar
Maquinando (Bolinhos invertidos de costela suína recheados com queijo muçarela, servidos com molho de tamarindo)

Oiti Butiquim
Palmito arretado (Palmito pupunha empanado recheado com chiclete de camarão, acompanhado de chips de mandioca)

Santo Espeto Garagem
Santo Petisco (Bolinho de bacalhau acompanhado de molho especial da casa)

Tô à Toa Restaurante
Bolinho de salmão (Bolinhos recheados com salmão e cream cheese servidos com patê e molho tarê)

Toca do Peixe
Bolinho da Toca (Bolinhos de massa de batata recheados com costela e mix de queijos, acompanhado de geleia de pimenta e molho agridoce)

União FC: Bar da Várzea
Esse bolinho é uma várzea (Bolinhos feitos de massa de mandioca recheados com paleta suína e queijo muçarela. Acompanha geleia de pimenta com goiaba e molho de pimenta com limão siciliano)

Fonte:

Deixe seu comentário